terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Como transformar um livro em um projeto.

Daí que você amiga professora não têm nenhuma ideia de por onde começar montar sua aula? E sua escola não oferece nenhum planejamento? (fica a dica para aquelas escolas que do nada 'se transformam' em escola bilíngue). Ou você foi escalada para o 'projeto de férias'... e você tem que montar um plano de aula, um projeto ou ainda um currículo inteiro e não tem a menor ideia de por onde começar?

Teacher Gáby te ajuda....

Hoje vou falar de um solução rápida: Tematizar usando livros infantis! Em inglês óbvio. 

Se você não ainda têm, comece agora sua coleção de livros infantis. Hoje a maioria das grande livrarias tem uma estante com livros em inglês. A partir daí você pode escolher um livro por mês para trabalhar, ou um autor e diferentes livros.

Eu já fiz a semana do Eric Carle - selecionei um livro por dia e cada dia uma atividade relacionada com a história. Uns dos mais famosos livros dele é o The Very Hungry Caterpillar, e sinceramente com esse livro dá para trabalhar umas 15 atividades, se não mais!! É muito pano para manga! No site dele tem muitos resources e um banco de ideias.





Você pode ainda usar os clássicos: Three Little Pigs - Red Riding Hood - The Princess and the Frog - The Gingerbread Man, qualquer um do Dr. Seuss, etc

Ou os novos clássicos The Paper Bag Princess - Where the wild Things Are? - The Napping House - Olivia and Her Adventures - Elephant and Pig stories.

As atividades você pode relacionar com o tema: Que  tal um sanduíche de lobo mau? Ou uma salada de frutas com aquelas comidas pela caterpillar? Você pode sair e procurar wild things no playground, ou criar uma roupa de paper para a Paper Bag Princess... idéias são muitas, apenas use sua imaginação!!

Todos esses são exemplos de livros que podem ser muito trabalhados em sala de aula... existem muitos, muitos outros, mas tudo depende o que se vai trabalhar e do seu gosto, claro. Quanto mais você gostar (e souber) a história, maior será o seu entusiamo e melhor será a sua aula!


Kisses,
Teacher Gáby :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário