segunda-feira, 11 de junho de 2012

Escola Bilíngue X Escola de Idiomas;

Essa dúvida está sempre presente quando os pais decidem que é hora de seus pequenos aprenderem uma segunda língua.
O que é melhor (sempre queremos o melhor, right?) para eles. Em qual escola aprendem melhor e qual seria a melhor escola??

Muitos pais, seguindo a moda e a tendencia do mercado, estão procurando as Escolas Bilíngues para "matar dois coelhos com uma cajadada só". A criança aprende um segundo idioma e ainda se desenvolve pedagogicamente. É uma mão na roda... mas é caro. Bem caro.

Outros pais, optam por uma Escola de Idiomas. O preço é mais accessível, mais pessoas tem acesso e é o método mais conhecido de se aprender Línguas; Mas, quando começar? Que tipo de escola escolher? Que método? E o que esperar?

Bom, vamos aos poucos. Existes diferenças óbvias, mas que a olhos leigos podem não parecer tão claras assim:

A Escola Bilíngue, é antes de mais nada uma escola. Seu principal objetivo é desenvolver conceitos, evolução de motricidade, coordenação motora, ou seja, desenvolver pedagogicamente as capacidades de cada criança. Isso tudo é claro em outra língua, o que torna as coisas bem mais complexas.  O mais importante neste caso é o desenvolvimento geral, e não apenas o idioma. Portanto, se uma criança assimilou os conceitos geométricos (quadrado, retângulo, etc) o que realmente importa é isso, e não se ela os registra na língua mãe ou na 2ª língua. O ensino aqui é o foco. A língua é consequência.   

A Escola de Idiomas tem como prioridade o Ensino da Língua. Suas regras gramaticais, seu uso, suas formas e peculiaridades. Neste caso, em algumas escolas podem até haver atividades pedagógicas envolvidas, mas o foco sempre será a Língua. 

Qual escolher? Isso é escolha própria, do próprio bolso. Cada uma têm um preço. Vocês devem levar em consideração a qualidade e renome da instituição, qualidade das instalações e a habilitação dos profissionais envolvidos. Cuidado, tem muitas escola por aí com dentista dando aula de inglês. E não acredite na palavra dos donos, eles farão qualquer coisa para vender mais uma matrícula. Vá a fundo, investigue, pergunte. Afinal são esses  profissionais que cuidarão do seu mais precioso bem: SEU FILHO!



Um comentário:

  1. Oi Gaby!
    Interessante esse assunto. É uma pena que aqui na minha cidade não existe escola bilíngue, então nem posso planejar nada do tipo. Mas acredito que uma criança que estuda em uma escola dessas aprende melhor, não? Me parece que ter contato desde cedo e diariamente (que é o caso de uma escola bilíngue) faria a criança "pensar" em inglês. Isso não torna o aprendizado mais fácil, sotaque, pronúncia...
    E no caso das escolas de idioma, que idade tu acha que a criança deve começar a aprender uma segunda língua?

    bjos

    ResponderExcluir