sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dicas para ensinar inglês para crianças;

Quando eu comecei a dar aulas para crianças tive muitas dúvidas. Na faculdade não há muitas aulas de práticas de ensino, e infelizmente não há dicas práticas para o dia a dia de sala de aula.

Baseada na minha experiência, vou listar algumas dicas que poderão facilitar a sua vida:

1- Numero de crianças por sala:
Mais que uma e menos que 10. Quanto mais novas, menor deve ser o grupo. Ex: para crianças de até 5 anos um grupo com 5 kids é melhor. Se forem mais novas, requer mais cuidado. 

2- Atividades
Esse foi meu maior mico. Numa aula de 1 hora, na minha primeira tentativa preparei 5 atividades. Pobre de mim. Crianças tem o tempo de concentração reduzido. Alguns especialistas dizem que é 1 minuto para cada ano de idade; Logo 3 anos, 3 minutos. Em uma hora de aula, quantas atividades você vai precisar preparar?? Faça seus cálculos. Em geral, eu deixava preparada 8 atividades, mas tudo dependia da duração e dificuldade de cada atividade. Fazer um bolo leva mais tempo do que colorir um papel. Brincar com PlayDoh é mais divertido e engaja mais tempo do que cantar Nursery Rhymes.

3- Rotina;
Todo dia, todas as aulas devem começar e acabar da  mesma forma. O conteúdo pode (e deve) ser diferente, mas a apresentação na mesma ordem:. Ex:

( 1 hora à 2 horas de aula)

- Hello Time; (you may use a song)
- Calendar Time; (teach numbers, days of week, months)
- How is the weather?;
- Song time;
- Class subejct; (book, unit or project being developed)
- Activity time;
- Good Bye time;

4- Seja divertida; 
Crianças adoram adultos que não são sérios. Elas amam quando a gente interage e entende o mundo deles. Para tanto, você deve estar a par dos desenhos do momento, objetos de desejo e brinquedos da moda.

5-Aproveite!
O mais gostoso de dar aulas para crianças é que você tem a chance de se divertir também. Os assuntos são leves, eles são engraçadíssimos e a aula é muito mais leve! Sente no chão, cante, brique, corra. Criança não fica sentada na cadeira por muito tempo, então aproveite essa aula para explorar junto com eles.

5 comentários: