quinta-feira, 3 de maio de 2012

Adaptação Escolar - Dicas


Bom, 
Todas sabemos que a adaptação escolar é sempre um novo desafio. Especialmente aos pequenos que nunca foram à escola antes.

E como fazer?? 

Bom, caras mamães e caras leitoras... tudo depende das regras colocadas por cada escola. Leia, entenda e aceite as instruções que a escola estabeleceu. Pode ter certeza de que foi tudo pensado com o intuito de fazer essa etapa ser transcorrida da melhor forma possível. Sugestões, óbvio, são sempre bem vindas.

Mas tem sempre as regras gerais e essas dicas eu dou do ponto de vista do Professor/Teacher:

1- Avise a criança apenas alguns dias antes que ela vai à (uma nova) escola. Não antecipe muita informação. Arrume a mochila na noite anterior e chame seu filho para participar desse momento. Mostre o uniforme e novos (possíveis) acessórios que vão fazer parte da rotina dele. No carro/caminho lembre-o do que vai acontecer na escola e de VOCÊ irá buscá-lo logo, logo;

2- No portão, (de acordo com as regras de cada escola) de preferência à não entrar na escola. Diga beijo e tchau. Vire as costas e saia. Ele pode chorar, mas passa. Confie nos profissionais da escola, eles certamente vão fazer de tudo para acolhe-lo; (VOCÊ pode e deve chorar muito, mas no carro, longe da criança, please) :)

3- A gente jura que se a criança chorar muito, ligamos sempre para a mãe;

4-  Seja persistente, pode levar algum tempo, mas a criança se acalma. Até mais que 1 mês, mas com a ROTINA as coisas melhoram muito.

5- Rotina. Tenha uma e mantenha por um bom tempo, se não para sempre. Rotina mostra regularidade, o que passa segurança para a criança e diminuí a ansiedade. Estabeleça horários para a TV, almoço, banho e uniforme.

6-  Tenha um ponto de aconchego (dependendo da idade da criança) pode ser uma naninha, uma chupeta, paninho, boneca. Algo que a criança seja apegada e que traga conforto num momento de stress. 

7 - Na sala de aula (caso isso faça parte do programa de adaptação da escola) procure ficar o mais distante possível da criança e se esforce para que ela crie laços com a professora e funcionários da escola. Se seu filho(a) estiver bem e entrosado, vá embora. Muitas vezes, a criança está super bem e ao ver a mãe, volta ao choro. Fotos também devem ser controladas. No portão, em casa, mas não durante o trabalho e EM ESPECIAL, nesta semana onde qualquer motivo de distração dever ser evitado;

8- Caso seu filho se recuse à ir com as professoras ou funcionárias da escola e não saía do seu lado, você tem duas opções: 1- Entregue a mãozinha dele e saia. (coisa difícil demais de fazer), ou 2- ignore-o. Sim. Ignorar. Completamente. Muitas vezes vejo mães tendo longas conversas com o filho, tentando lembrá-lo do "combinado" que tinham feito, e conversinha aqui, e mas meu filhinho ali,  e sinceramente devo dizer, sabe o que ele está entendendo? Blá, blá blá, blé, blé, blé.... e minha mãe está me dando atenção, então vou ficar aqui. Crianças de 1 ano à 5 anos não entendem regras muito bem, não se lembram de acordos e são levadas sempre pela emoção. Especialmente os mais novinhos. Não importa o que você fale, ele só compreenderá que você está dando atenção e isso é tudo que ele precisa. Neste momento ficar quieta e mostrar que ficar ao seu lado não é legal, nem divertido é sua chave para o sucesso.

9-  Mande um lanchinho light, que a criança goste, mamadeira (se for o caso) e evite coisinhas que possam gerar competição ou que sejam "porcaritos". (No "Comer para Crescer" tem várias opções de lancheiras saudáveis)

10- Confie e acredite nos profissionais que VOCÊ escolheu. Dê esse crédito aos professores e tempo. Tempo é sempre a chave de tudo; Evite ficar "espionando", aparecendo na janela, só para dar aquela olhadinha. Acredite que toda escola tem um planejamento e atividades específicas para cada idade. 

11- Seja pontual ao entregar e buscar a criança na escola. Venha no horário estabelecido, e evite atrasos; Ao pegar a criança de volta sempre a elogie pelo bom comportamento e por ter ficado na escola sem chorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário