sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

The Gingerbread Man - Class out of a Book.

The Gingerbread Man is a funny story. All my kids love it. From Toddlers to Middle School all of them enjoy it. And So do I....

Here is one of the many approaches you may have from this story:


Ficaram meio queimadinhos...

If you don't have many resources or time, just play dough does the trick!

Different ways of teaching NUMBERS for Kids- Ensinando números em Inglês!

Ok,

Até que não é tão difícil ensinar números... basta ter um pouquinho de criatividade!

Couting with playdough
With Blocks

How many apples on a tree?

busy hands.

How big is your worm?

Happy Holidays!


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Vícios de Linguagem. - Cuidado você é o exemplo.

Todas as professoras lançam mão de alguns jargões para chamar a atenção ou disciplinar a sua sala. Ou ainda expressões de surpresa, dor e de insatisfações são usadas regularmente na sala de aula. 
Temos ainda as gírias e os vícios de linguagem, como a famosa expressão: - "né?"

Até hoje tenho alunos adultos que mesmo quando estão falando fluentemente, terminam suas frases, com né? Só que em Inglês, não existe 'né'...

Certa vez, num curso com Marcelo Marcelino me chamou atenção o fato dele mencionar que até nesses detalhes devemos pensar quando ensinando uma criança um outro idioma. Ainda mais se a situação for de imersão completa, como nas escolas bilíngues. Muitas vezes nos esquecemos, mas somos SEMPRE um modelo para nossos alunos, inclusive nos momentos que não estamos propriamente "ensinando" a língua, mas moldando o comportamento.
 
Quando repreendemos uma criança com aquele famoso, "Ai, ai, ai, Ai, ai", na verdade, se você traduzir para o Português, seria - EU, eu, eu, Eu, Eu. Pelo simples motivo que ao se pronunciar "Ai" em Inglês, você está dizendo o pronome I. I = ai.
 
(Se você não compreendeu o "ai, ai", imagine-se com a mão na cintura, batendo o pé e repreendendo alguma atitude incorreta...) Melhor substituir por outra expressão similar, mas que faça sentido na língua inglesa: Oh My! Oh, no!

O nosso Ai! de dor em inglês normalmente é Ouch!

Para que todos sentem apropriadamente, ao invés de usar: "Bumbum on the chair!" ou "Bumbum on the floor!" você pode dizer: "Tushies on the floor/chair!" e claro aponte para o seu "tushie". Ou o deles.
 
E nós brasileiros ainda temos aqueles: "Ó!" Eu uso direto e tento me policiar o tempo todo:
 
 - Ó, children, let's sit down, because Teacher Gáby is going to read a story....
 
Só que "Ó" vem de "Olha" e em inglês seria:
 
- Look children , let's sit down, because Teacher Gáby is going to read a story....
 
Lembro me também do Marcelo falando do uso do "Let's go". Ele disse que muitas vezes usamos com entonação de pergunta, e a expressão Le'ts Go! é imperativo, ou seja nunca deveria ser usada como uma opção, ou interrogativa.  Neste caso, pode-se usar "Shall we?"
 
Só que os vícios da Língua Portuguesa são super difíceis de erradicar no nosso vocabulário, eu sei. Entretanto devemos sempre lembrar que acabamos passando nossos vícios aos pequenos.  E eles são extremamente suscetíveis e influenciáveis. Melhor que usemos isso a nosso favor, moldando um vocabulário apropriado e correto.
 
Boa aula!
Teacher Gáby 







quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Teaching Preposition for Kids!

Para dizer bem a verdade eu sou meio contra ensinar Gramática para crianças. Na minha opinião, até certa idade, algumas regras não fazem o menor sentido para eles. Especialmente se eles ainda não tem noções gramaticais na Língua Materna.  Trocando em miúdos, se eles ainda não aprenderam Português é melhor deixar pra lá.

E mais, criança aprende por exemplo. Dê o exemplo e fale corretamente, e ele também usará. Nada (pelamordedeus) de explicar verbo TO BE para crianças.

Bom, mas ceta vez me deparei com a necessidade de dar uma orientada nas preposições. Essas aqui:

 IN - ON - UNDER - OVER -  IN FRONT OF - BEHIND 

E foi assim que eu apresentei, usei o nosso amigo PIG para ajudar. A ideia era perguntar: - "Where is Mr. Pig?"





                         Logo depois, coloquei os pequenos para agir:


Nem preciso dizer que todos escolheram  "UNDER"

Espero que as ideias ajudem!

Boa aula!

Teacher Gáby.

Teaching Body Parts for Kids

Anos atrás eu tive um grupinho de alunos por volta dos 4, 5 anos que eram extremamente agitados. Eu precisava ter uma atividade que fosse agitada o suficiente para que eles gastassem energia e aprendessem ao mesmo tempo.

O assunto era The Human Body. Então pensei numa "Body Parts Hunt";

Criei um boneco de EVA. Cortei o Molde em partes e escondi pela escola. Cada um ia achando uma parte e dizendo o nome. 

No fim, na sala de aula, grampeei todas as partes juntas e ficou assim:


Eles adoraram. Todas as aulas eles queria dizer "Good Morning" para o boneco, reclamavam que ele estava sem cabelo, que não tinha roupa, etc. O que deu assunto para mais uma aula, onde colocamos roupinhas no boneco. Ele tinha um nome, mas eu me esqueci...

Outra versão interessante é se você conseguir uma boneca de verdade que solte e encaixe as peças novamente, aquelas de plástico normalmente funcionam.

O imprevisível é sempre mais emocionante!

#ficaadica

Teacher Gáby

domingo, 28 de abril de 2013

I Spy

"I Spy" its a great game to promote vocabulary.


É um jeito muito divertido de pais e professores testarem/ensinarem vocabulário com seus alunos/filhos.

Consiste em fazer começar a frase: "I spy with my little eyes ...... a blue bird"  e vá substituindo por qualquer coisa que sua vista alcance. 

Use sempre vocabulário fácil e que eles já conheçam. Você pode também ir descrevendo (em inglês) o item que quer que eles achem.

Na sala fica super divertido e ensina a percepção do ambiente, as pequenas coisas que estão lá e no dia a dia eles não veem.

No Pinterest tem boas ideias de garrafas no estilo I Spy. 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Simple Activities

Fui apresentada ao Pinterest pela coordenadora da minha escola. Viciei.

Toda hora estou no site buscando novas ideias e inspirações. Para professores é ótimo e para as mamães também. Dá umas boas ideias do que fazer com os kids em casa sem gastar rios de $$. As inspirações normalmente são feitas com coisas que temos em casa.

E posso falar? As crianças gostam muito mais de brincar com esses itens domésticos do que com os caríssimos brinquedos da Fisher Price.

Abaixo algumas das ideias que coloquei em prática. Algumas eu adaptei à idade dos meus pequenos e outras eu dei uma incrementada para à área que eu queria trabalhar.

Can you make this LadyBug dots?
LadyBugs Dots....



Numbers + Quantity - Cards and Playdough Activity


For this act I used homemade playdough.


 
Scissors Practice.





Cutting Exercise

domingo, 17 de março de 2013

Welcome Cards

No começo do ano letivo tive a ideia de fazer uns cartõezinhos para dar boas vindas para a turminha!


Algo simples que fiz com sobras de papel... mas que mostra um carinho a mais...  A borboletinha eu fiz com um cortador especial!

Fica a dica.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Como transformar um livro em um projeto.

Daí que você amiga professora não têm nenhuma ideia de por onde começar montar sua aula? E sua escola não oferece nenhum planejamento? (fica a dica para aquelas escolas que do nada 'se transformam' em escola bilíngue). Ou você foi escalada para o 'projeto de férias'... e você tem que montar um plano de aula, um projeto ou ainda um currículo inteiro e não tem a menor ideia de por onde começar?

Teacher Gáby te ajuda....

Hoje vou falar de um solução rápida: Tematizar usando livros infantis! Em inglês óbvio. 

Se você não ainda têm, comece agora sua coleção de livros infantis. Hoje a maioria das grande livrarias tem uma estante com livros em inglês. A partir daí você pode escolher um livro por mês para trabalhar, ou um autor e diferentes livros.

Eu já fiz a semana do Eric Carle - selecionei um livro por dia e cada dia uma atividade relacionada com a história. Uns dos mais famosos livros dele é o The Very Hungry Caterpillar, e sinceramente com esse livro dá para trabalhar umas 15 atividades, se não mais!! É muito pano para manga! No site dele tem muitos resources e um banco de ideias.





Você pode ainda usar os clássicos: Three Little Pigs - Red Riding Hood - The Princess and the Frog - The Gingerbread Man, qualquer um do Dr. Seuss, etc

Ou os novos clássicos The Paper Bag Princess - Where the wild Things Are? - The Napping House - Olivia and Her Adventures - Elephant and Pig stories.

As atividades você pode relacionar com o tema: Que  tal um sanduíche de lobo mau? Ou uma salada de frutas com aquelas comidas pela caterpillar? Você pode sair e procurar wild things no playground, ou criar uma roupa de paper para a Paper Bag Princess... idéias são muitas, apenas use sua imaginação!!

Todos esses são exemplos de livros que podem ser muito trabalhados em sala de aula... existem muitos, muitos outros, mas tudo depende o que se vai trabalhar e do seu gosto, claro. Quanto mais você gostar (e souber) a história, maior será o seu entusiamo e melhor será a sua aula!


Kisses,
Teacher Gáby :)